“Marca é todo sinal capaz de identificar um produto ou serviço distinguindo-o de outros de igual natureza.” (Lei de Propriedade Industrial, Brasil 1996).
O PRODUTO, entendido de uma forma ampla, significa, OBJETO, SERVIÇO ou IDÉIA, o qual, na comunicação contemporânea deverá sempre ter uma exposição pública que o expresse como MARCA.
As marcas são elaboradas a partir de um conceito criador onde a criatividade explora
elementos verbais e visuais. Tais elementos buscam expressar os possíveis significado
contidos na marca alinhados com seus objetivos, função, público-alvo e características.
“Um vestido, um automóvel, um prato de comida, um gesto, uma fita de cinema, uma música, uma imagem publicitária, uma peça de mobília, um título de jornal, aí estão todos objetos de aparência totalmente heteróclitos. O que podem ter em comum? Pelo menos isto: são todos signos.” Roland Barthes
A comunicação visual é composta através de elementos signos que passam a expressar
formas conceituais.
Toda forma de expressão imagética pode ser transformada em uma logomarca. Ou melhor, pode servir como base para seu desenho: 1 letra, 1 fotografia, 1 arquitetura,
1 número, 1 objeto, etc. Até mesmo 1 som, 1 cheiro, 1 cor, podem ser uma expressão
imagética quando o que está em jogo é a sensação experimentada.
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